Fotografia Cascavel - Newborn - Recém-Nascidos
Para quem não me conhece ainda, me chamo Huaíne Nunes. Sou fotógrafa lifestyle de famílias, gestantes e recém-nascidos.
Se você busca um fotógrafo newborn em Cascavel – PR e região, veio ao lugar certo! rsrsrs
Elaborei este guia para ajudar os papais e mamães que possam ter dúvidas de como se preparar para o dia de fotos de seu bebê recém-nascido, sem deixar passar nenhum detalhe importante.
OBS: se você ainda está gestante, pode se interessar pelo Guia com Dicas para o Ensaio de Gestante. É só clicar AQUI!
Defino meu estilo de fotografia de recém-nascidos como “newborn lifestyle”. Lifestyle significa “estilo de vida”, ou seja, é a arte de fotografar a sua família do jeitinho que ela é. Sem grandes intervenções. E na fotografia newborn, não poderia ser diferente, não é mesmo?
É importante que lá na frente vocês possam ter uma recordação gostosa como era a primeira casa que seu bebê morou, como era o quartinho que foi decorado com tanto carinho e como estava a vida da família nessa fase tão gostosa que é a chegada do bebê.
Por essa razão, não levo acessórios e trabalho exclusivamente com as coisas da família. Usao as roupinhas e acessórios do quartinho do bebê. Faço isso pois tenho certeza que no futuro, vocês vão gostar muito de saber que criaram fotografias que retratam momentos verdadeiros da sua família. Sem seguir modas, sem produções “mirabolantes”. Apenas vocês, do jeitinho que são.
O melhor momento para fotografar
A melhor época para fotografar o recém-nascido, é entre 5 e 10 dias de vida. Isto porque nessa época, as tão temidas cólicas possivelmente não terão começado ainda (vamos torcer para o seu bebê não passar por isso!). Segundo os pediatras, a fase chatinha de cólicas dos bebês pode começar aos 15 dias de vida e pode ir até os 3 meses. Tadinhos!
Essa é uma fase difícil, tanto para o bebê quanto para os pais. O bebê fica choroso e os pais, por consequência, ficam mais cansados. Por isso acho importante tentar fotografar fora dela.
Por mais que eu reserve todo o meu dia para vocês e fotografe sem pressa alguma, eu sei que quanto menos tempo eu passar na casa de vocês, será melhor. Os primeiros dias são cansativos, então se pudermos minimizar alguns compromissos, sei que vocês vão preferir.
Outra questão é a pele do bebê. Nos primeiros dias ela costuma ser linda e lisinha e por volta do terceira ou quarta semana de vida, é normal que os bebês tenham a pele “empipocada” e avermelhada. Isso é comum e chama-se acne neonatal.
Eu me esforço muito na pós-produção para fazer um tratamento de pele perfeitinho e essa acne ficar imperceptível, porém, eu sei que o photoshop não é tão perfeito quanto uma pele naturalmente lisinha.
Se você não for capaz de fotografar neste período, não tem problema. Podemos sim fazer depois dele. O bebê é considerado recém-nascido até os 28 dias de vida. É só importante ter em mente que o andamento do ensaio pode não ser o mesmo. Mas farei o meu melhor!
Local e horários
As fotos serão feitas na sua casa. Normalmente uso o quartinho do bebê e o quarto dos pais.
Não se preocupe em deixar tudo arrumadinho. Sei muito bem o que é uma casa com crianças! Manteremos em ordem apenas os locais que forem aparecer nas fotos. Posso organizar na hora, inclusive. Se vocês tiverem roupas de cama clarinhas, é o ideal. Isso ajuda a manter a clareza do local.
Me diga com antecedência, por favor, que horário a sua casa fica mais iluminada. Escolheremos o período para fotografar com base nisso também.
O dia das fotos
No dia do ensaio, muitas das nossas fotos serão feitas com o bebê dormindo em sono profundo. Fazemos isso pois enquanto dormem, eles ficam mais maleáveis e é mais fácil para fazermos algumas poses, como o bebê dormindo de bruços, por exemplo. Quando eles estão acordados, tendem a se esticar e tentar levantar a cabeça e o posicionamento não fica tão bonitinho.
Esta é a única pose que farei com o seu bebê. As demais fotos serão mais naturais, no bercinho ou no colo dos pais.
Para facilitar, no dia das fotos, procure deixar o bebê acordadinho cerca de 1h, 1h30 antes de eu chegar. Assim, com ele cansadinho, teremos mais facilidade de fazê-lo dormir. Se ele dormir muito antes das fotos, pode ser que ele fique com o sono leve, acordando a cada vez que mexermos nele.
Uma boa estratégia, é dar um banho e deixá-lo só de fraldinha, mantendo aquecido apenas com cobertores. Assim, quando eu chegar, podemos colocar a roupinha escolhida para as fotos, dar um mamazinho e ele logo dormirá.
Pararemos para amamentar e/ou trocar o bebê quantas vezes forem necessárias. O importante é respeitar o ritmo e os horários dele.
Roupas
Para que o bebê fique mais em evidência na foto, separe o body mais justinho que ele tiver. Se seu bebê tiver nascido muito pequenininho, talvez uma roupinha para pré-maturo vá servir bem. Quanto mais ajustadinha a roupa ficar, mais o bebê “aparecerá” nas fotos. Quando colocamos roupas demais, largas demais, costumo brincar que “perdemos” o bebê em meio a tanto tecido.
Manteremos a temperatura do quarto alta, cerca de 28º a 30º, assim mesmo no inverno, podemos fotografar seu bebê com as pernas e bracinhos de fora. Fica uma gracinha!
Caso você não tenha ar condicionado no quartinho do bebê, nem aquecedores portáteis, não se preocupe pois eu costumo levar.
Com relação as cores, quanto mais neutro, melhor! Ou então, caso queira algo coloridinho, tente algo na mesma cartela de cores do quartinho. Assim as fotos ficam mais harmônicas.
Os preparativos para o papai e a mamãe
Para a mamãe, procure fazer uma maquiagem básica no dia, apenas para esconder imperfeições. Não precisa ser nada muito carregado. Menos é mais! Se possível também faça as unhas, pois as mãos aparecem bastante nas fotos.
Quanto às roupas, caso você deseje fotografar amamentando (acho o momento maravilhoso, mas compreendo que nem todas as mamães se sentem à vontade), use uma camisa de botão. Assim será mais fácil de abrir e o tecido não ficará acumulado e escorregando para cima do bebê. Use cores neutras. Quanto menos as roupas chamarem a atenção, mais o foco será o bebê.
Para o papai, uma camiseta ou camisa na mesma cartela de cores da roupa da mamãe é o ideal. Não precisa ser tudo branco, podemos usar um pouco de cor, só procure harmonizar as cores entre os membros da família.
Caso tenha dúvidas, ao chegar na sua casa eu posso te ajudar com essas escolhas. Não se preocupe.
Irmãos
Os irmãozinhos não só podem, como devem participar! Essa interação entre eles é linda e eu amo registrar! Procure conversar com o mais velho sobre o dia que passarei com vocês e faça com que ele se sinta especial, ao “engrandecer” a função de irmão mais velho, que cuidará do bebê no dia das fotos. É importante que ele saiba o quanto a participação dele é imprescindível.
Sabemos que o ciúme do irmão com o bebê é algo comum nessa fase, então pode deixar que ao chegar, eu darei bastante atenção ao irmão mais velho, para não parecer que a minha presença tem a ver única e exclusivamente com a chegada do bebê.
Dependendo de como as coisas forem acontecendo, posso tirar um tempinho durante a mamada ou a troca de fraldas do bebê para brincar e criar laços com o mais velho.
Você tem alguma história peculiar sobre a chegada do seu bebê?
Me conte! Quero saber tudo sobre a sua família e sobre como esse bebezinho lindo chegou na vida de vocês. Quanto mais eu conhecer vocês, mais poderei trazer a personalidade da família para as fotos.
Vou adorar fotografá-los e mal posso esperar para conhecer o seu pequeno.
Se você tiver mais alguma dúvida até lá, não deixe de perguntar.
Um beijo grande,
Huaíne Nunes.