Fotografia Cascavel - Gestantes
Olá :)
Que bom você chegou até aqui!
Para quem não me conhece ainda, me chamo Huaíne Nunes. Sou fotógrafa lifestyle de famílias, gestantes e recém-nascidos aqui em Cascavel-PR e região.
Elaborei este guia para as mamães que possam ter dúvidas de como se preparar para o dia de fotos de gestantes, sem deixar passar nenhum detalhe importante.
Imagino como está a sua expectativa, para registrar algo tão especial como a gestação. Para mim também é muito especial saber que farei uma pequena participação na história de vocês. Vamos começar a contar o primeiro capitulo da história do bebê e vocês poderão guardar essa maravilhosa lembrança para resto de suas vidas. Que delícia imaginar!
O melhor momento para fotografar
A melhor época para fazer o seu ensaio, é entre 28 e 32 semanas de gestação.
Isso porque nesta época sua barriga já estará bem redondinha e linda, mas não queremos que você se sinta inchada ou cansada, como acontece na reta final. Também não queremos que esse inchaço normal que acontece no rosto e outras partes do corpo comece a afetar a sua auto-confiança. Então quanto antes, melhor.
Se a sua intenção é fazer um ensaio ao ar livre, penso que o ideal seria marcar por volta de 28 semanas, para termos margem para remarcar, caso seja necessário. São Pedro nem sempre colabora com as minhas gravidinhas, rsrs.
Claro, cada bebê e cada mãe tem um tamanho, então me comunique sobre a época que você se sentir mais à vontade. Se achar que está se sentindo cansada mais cedo do que imaginava, podemos fazer antes.
E ao contrário também. Já fiz ensaios de mamães com 36 semanas de gestação, simplesmente porque o bebê era pequenininho demais e antes disso a barriguinha não aparecia muito bem. Vamos no seu ritmo.
A única coisa que me preocupa com relação à deixar mais para a reta final, é a possibilidade de o bebê chegar antes do tempo. Ao longo destes meus 10 anos de carreira, já aconteceu algumas vezes da mamãe acabar perdendo o seu ensaio, pois o bebê chegou com 34, 35 semanas.
Horários
Marcaremos nosso ensaio pela manhã ou à tarde. Caso nosso ensaio seja externo, pela manhã o ideal é fotografar antes das 10h e à tarde, depois das 15h no inverno, ou 16h no verão. Isso porque fora desses horários o sol costuma estar muito forte, causando sombras que podem não ser desejadas na fotografia. Queremos captar o momento com a luz perfeita!
As fotos com aquela luz linda de fim do dia, são feitas a partir das 17h, quando o sol está se pondo. É bom se planejar para começarmos antes, garantirmos a sessão quase completa e apenas fecharmos com essa luz. Ela ocorre tão rapidamente que não conseguimos uma sessão inteira com essa iluminação.
Em caso de ensaio em casa, o ideal é pegarmos o período em que sua casa está mais iluminada. Isso depende da posição da sua casa em relação ao sol. Algumas pegam sol pela manhã, outras à tarde. É importante que você observe e me avise, assim podemos nos planejar melhor.
É desejável que tenha bastante luz entrando pelas suas janelas, mas não queremos o sol forte em cima da cama, por exemplo, onde a sombra também ficará marcada demais.
No caso de ensaios em casa, não precisamos nos preocupar exageradamente com o horário do sol, o importante é apenas que a casa esteja bem iluminada. O ensaio abaixo, por exemplo, foi feito às 13h30. Era o melhor horário para a rotina da família e a casa estava com uma luz maravilhosa.
Locais
Quanto à locação, procuraremos um lugar que ofereça ambientes bonitos para nossas fotografias, mas também com segurança, onde haja local para que você possa trocar o visual algumas vezes. É possível fotografar em mais de uma locação, se for da vontade de vocês.
Para mim, uma das coisas mais importantes é que o local tenha significado para a família e para o casal, não seja apenas um lugar bonito.
Se conheceram na academia? Que tal fotos nesse lugar inusitado?
Não se preocupe tanto com a beleza do local, as vezes uma construção rústica pode ter um efeito super bacana. O mais importante sempre será a história do casal. Lembre-se que você guardará essas fotos por toda a sua vida, então um lugar que conte algo sobre vocês, será sempre mais legal.
Sessões em casa são muito legais. Nela podemos contar com elementos cada vez mais pessoais, além de vocês se sentirem muito à vontade. A energia da família é que dita o ritmo do ensaio. Acho um barato saber como vocês se conheceram, como se prepararam para a chegada desse bebê, como escolheram o nome… Tudo contribui para termos um ensaio único.
Outros membros da família também pode participar. A espera é de todos!
Quando é da vontade dos clientes, também permito que outros membros da família participem do ensaio. A vovó, a tia coruja… A espera pelo bebê não é só do casal. Existe toda uma “força-tarefa” envolvida. Certamente eles também ajudarão com os cuidados nos primeiros dias e várias outras fases. É legal demonstrar o quanto o bebê foi amado mesmo antes de chegar e que todos da família estavam ansiosos para recebê-lo.
Nas fotos abaixo vocês podem ver alguns exemplos de ensaios onde incluí mais pessoas da família nas fotos.
Pet também é da família!
Só quem tem um bichinho sabe o quanto ele é importante para nós. É como se fosse um filho, não é mesmo? Então se você tem um peludinho em casa, não deixe de envolvê-lo na brincadeira. As fotos podem ser feitas tanto em casa, como em algum parque que vocês costumem passear com ele. É sempre muito divertido!
Uma boa dica para fotografar com pets, é deixar para dar banho no dia das fotos, para que o pêlo fique bem bonito e brilhante.
Leve também alguns “subornos” (biscoitinhos, petisquinhos) que podem ser nossos aliados durante as fotos.
Preparativos e Roupas
Para o dia das fotos, não deixe de fazer uma maquiagem leve, daquelas com cara de “acordei linda” (rsrs), fazer a sobrancelha e e também as unhas. Esta última é muito importante, pois sempre captamos as mãos quando fazemos fotos da barriga.
Quanto às roupas, minha prioridade sempre será que as roupas reflitam a personalidade de vocês. Embora eu não seja fã de produções pretas para gestantes, serei flexível para fotografar o casal de preto, caso eles sejam do tipo que “só vestem” preto, curtem rock, algo assim.
Se este não for o seu caso, use roupas neutras e claras, no sentido de serem atemporais. Não queremos que no futuro você se envergonhe das fotos, só porque estava vestindo algo da moda, que com os anos passou a ser brega (rs).
Por isso, busque produções “não-tem-como-errar”, como jeans e branco, ou peças cinzas, vestidos clarinhos, por exemplo.
Sugiro geralmente 3 trocas de roupa. Então você pode pensar em uma que mostre sua barriga (pode ser um top com um bolero por cima, ou uma camisa aberta que confere certa discrição), um com vestido ou saia longa e um terceiro com calça ou short jeans.
Para o marido e filhos, o importante é que estejam em harmonia com a sua produção. Não precisam estar todos “uniformizados”, mas estar na mesma escala de cor, na mesma estação (todos de manga comprida, por exemplo) e no mesmo estilo (despojado, formal, etc), já é suficiente.
Como também tenho formação em moda, no dia das fotos eu posso te ajudar a selecionar as peças e traçarmos um roteirinho com “o que combina com o que”. Por exemplo, as roupas usadas nas fotos feitas em casa, podem ser mais despojadas do que as usadas ao ar livre. Assim como as peças usadas para fotografar em uma cafeteria, precisam refletir o estilo de roupa que você usaria para ir à um lugar como este.
Acessórios
Sou a favor do menos é mais. Sempre tenho a impressão de que essas bandeirolas, varaizinhos, assim como o sapatinho na barriga, podem se tornar clichês no futuro.
Mas, como sempre, vocês devem levar o que acharem que dará significado à fotografia.
Algo com o nome do bebê é legal, ou algo que a família goste de fazer juntos. Às vezes farinha de trigo poderá ser o acessório da sua família, se o tema da sessão for fazer pão caseiro, caso essa seja a atividade preferida de vocês. O céu é o limite.
Se houver alguma história em particular que possamos trazer para as fotos, conseguimos resultados incríveis. Por exemplo: uma vez uma gestante me contou que a maneira que ela falou para o marido que ele seria pai, foi com uma caneca, dessas que muda de cor ao colocar água quente e revela uma mensagem. Gostei tanto da história que sugeri que usássemos fotos.
Tudo pode ser usado, desde que seja importante para vocês.
Seja você!
Se inspire. Veja fotos na internet, pesquise, pode me mostrar as inspirações que encontrarem, sem problema algum. Assim saberei melhor o que vocês esperam das fotos e terei mais chance de produzir um material que agrade à vocês.
Eu estou disponível para tirar qualquer dúvida que você tenha. Não fique tímida em me perguntar.
Seguindo estas dicas, tenho certeza de que nosso ensaio será um sucesso!
Veja também: dicas para se preparar para o ensaio do seu bebê recém-nascido. CLIQUE AQUI!